Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: um Top 5

Conheça as mais lindas quedas d’águas de uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado brasileiro

O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação do Cerrado localizada no estado brasileiro de Goiás. Criado em 1961, ele é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001. Possui fauna e flora exuberantes, paisagens de tirar o fôlego e dezenas de cascatas, cachoeiras e cataratas. Pois bem, dentre as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros podemos citar:

1 – Cachoeira de Santa Bárbara:

Santa Bárbara é uma das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Ela localiza-se no município de Cavalcante. Sua queda d’água de 30 metros deságua em um formidável lago azul, no qual você poderá se banhar e se divertir com os(as) amigos(as).

O acesso ao lugar é feito por meio de uma trilha de mais ou menos 6 quilômetros relativamente fácil de ser percorrida. A paisagem cercada de montanhas transmite tranquilidade a paz aos turistas que por aqui vêm passear.

2 – Catarata dos Couros:

A Catarata dos Couros têm várias quedas d’água, algumas com até 100 metros de altura. Dotadas de uma beleza singular, elas contam com lagos rasos, que possibilitam que os turistas caminhem até bem perto delas enquanto um mundaréu de água desaba. É lindeza!

Essa catarata localiza-se a 16 quilômetros de asfalto e 35 quilômetros de terra a partir da cidade de Alto Paraíso de Goiás. As cachoeiras deste destino estão dispostas em uma área de aproximadamente 3 quilômetros.

3 – Cachoeiras Almécegas:

Dentre as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, as Almécegas I e II estão entre as mais famosas. A primeira possui algo em torno de 50 metros de altura e a segunda conta com apenas 10 metros. Ambas localizam-se na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso.

Almécegas I é cenário cinematográfico à parte. Aqui a água escorre sobre impressionantes rochas rústicas. E Almécegas II, apesar de menor, é bem preservada. Se puder contratar uma boa agência de Turismo, então poderá até realizar atividades extras como o rapel na região.

4 – Cachoeiras de Saltos do Rio Preto:

As Cachoeiras de Saltos do Rio Preto compreendem duas quedas d’água, uma de 80 metros e outra de 120 metros, localizadas dentro das imediações da São Jorge, um vilarejo de cerca de 250 habitantes pertencente ao município de Alto Paraíso de Goiás.

A trilha para se chegar ao lugar tem 11 quilômetros. No caminho, passa-se por uma antiga mina de quartzo, a maior da região, a qual foi desativada em 1961, mesmo ano em que o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros foi fundado.

5 – Cachoeira do Segredo:

Estonteantemente bela, a Cachoeira do Segredo possui cerca de 115 metros de altura. Uma água geladíssima desce pelo seu paredão rochoso criando um belo “véu de noiva”. Abaixo dela, um poço de água azul esverdeada faz a alegria dos turistas.

Para chegar a esta cachoeira, os turistas precisam percorrer uma trilha que possui entre 4 e 8 quilômetros. No caminho, eles atravessam rios de águas rasas. Se tiverem o olhar atento poderão ver pegadas de animais como a jaguatirica no solo. É uma experiência comovente.

Como chegar às Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros?

Quantas são as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros? Bem, de fato existem muitas dezenas de cascatas, cachoeiras e cataratas no parque. Antes de tentar acessá-las é uma ótima ideia realizar um planejamento.

Para conhecer essas e outras belezas da Chapada dos Veadeiros conte com a expertise da Chapada Nativa, que possui guias certificados pelo Ministério do Turismo. Dessa forma, você obtém mais tranquilidade e segurança em seu passeio.

Enfim, acesse o site Chapada Nativa[2]  para conhecer múltiplos pacotes de viagens para a Chapada dos Veadeiros. Você também pode personalizar seus destinos e atividades, como desejar. Compre seu pacote, prepare tudo com antecedência e faça uma boa viagem!


Insira um link para https://chapadanativa.com.br/pacotes/

Insira um link para http://www.chapadanativa.com.br/

Deixe um comentário

× Fale Conosco