Santa Bárbara
Fica distante de Alto Paraíso 130km, passando pela cidade de Cavalcante, cujo trajeto se dá uma parte em estrada de chão até chegar ao antigo Quilombo Engenho II, onde se tem a oportunidade de conhecer a cultura dos moradores do local, que são popularmente conhecido como Kalunga.
A partir da comunidade seguindo por uma trilha em meio ao cerrado chega-se ao primeira cachoeira: a Santa Bárbarinha, ou Poço do Amor, que é só uma pequena amostra do que encontraremos pela frente. Escondida em meio à mata, nos depararemos com a Cachoeira Santa Bárbara, uma das cachoeiras mais visitadas do país, que encanta a todos com suas águas cristalinas e de um tom azul turquesa impressionante, não há quem resista ao banho refrescante dessas águas encantadoras.
– Trilha a ser percorrida: 7km ida e volta.
– Nível de Dificuldade da Trilha: Fácil
Mirante da Janela
Percorrendo 38 km ao longo da Estrada Parque, sentido ao Distrito de São Jorge chegaremos ao Mirante da Estrela, local onde deixamos o carro e seguindo à pé por uma trilha que passa por campos de canela d’ema e pela Cachoeira do Abismo, a partir do Abismo a trilha fica um pouco mais difícil, contando com um trecho de descidas e subidas um pouco íngrimes, para então chegar até o Mirante da Janela, de onde pode-se ter uma visão de 360º do Parque Nacional, além de ser uma das mais belas vistas da Chapada dos Veadeiros.
– Trilha a ser percorrida: 7 km ida e volta
– Nível de Dificuldade: Difícil
Cachoeira da Capivara
Também localizada de dentro do território Quilombola Kalunga Engenho II, a Cachoeira da Capivara é formada no encontro dos rios Capivara e Tiririca. São várias quedas que formam único poço que despenca em um cânion.
– Trilha a ser percorrida: 1km ida e volta.
Nível de Dificuldade da Trilha: Fácil
Catarata dos Couros
Distante de Alto Paraíso 53 km, sendo 16 km de asfalto e o restante em estrada de terra, passa pelo Mirante da Serra de São Vicente e após percorrer apenas 50 mt já nos deparamos com a primeira de suas várias quedas, a Cachoeira da Muralha, que apresenta poços grandes e ótimos para quem gosta de nadar. Seguindo por trilha margeando o Rio dos Couros, passa-se por diversas corredeiras e hidromassagens naturais, até que ao final do percurso nos depararemos com a maior e mais impressionante das cachoeiras, a Almécegas 1000. Esse é um dos atrativos mais conhecidos e visitados da Chapada dos Veadeiros.
– Trilha a ser percorrida: 3km ida e volta.
– Grau de dificuldade: médio.
Cachoeira do Segredo
Distante de Alto Paraíso 48 km, passando próximo ao Distrito de São Jorge, percorre-se uma trilha em meio a Mata que vai serpenteando o Rio Segredo passando por vários poços ótimos para nadar e se refrescar, até nos depararmos com a Bocaína do Segredo e uma das mais bonitas e impressionantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, a cachoeira do Segredo, que tem mais de 100 mt de altura e um poço ótimo para banho.
– Trilha a ser percorrida: 8km ida e volta.
– Grau de Dificuldade: Difícil
Almécegas I e II
Distante 15km de Alto Paraíso, estão localizadas dentro da Fazenda São Bento, área particular, cujos nomes das cachoeiras foram dados em homenagem a uma árvore cuja resina é muito usada na medicina natural.
As quedas do Rio Almécegas são de incrível beleza. Estão entre os pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. A Almécega I possui uma queda imensa e um mirante belíssimo para observação e registros fotográficos. A segunda apesar de possuir uma queda menor, também é deslumbrante e ideal para banhos.
– Trilha a ser percorrida: 3km ida e volta
– Grau de dificuldade da trilha: médio leve.
Vale da Lua
Distante de Alto Paraíso 35 km, o Vale da Lua é o atrativo mais visitado da Chapada dos Veadeiros. É um conjunto de formações rochosas que foram sendo esculpidas ao longo de milhares de anos através da ação das águas do Rio São Miguel, suas formas muito lembram as crateras lunares. Está localizada aos pés da Serra da Boa Vista, deixando o cenário ainda mais lindo.
– Trilha a ser percorrida: 1,2km ida e volta.
– Grau de dificuldade: leve.
Macaquinhos
Distante de Alto Paraíso 43 Km, passando pelo Mirante do Vão do Paranã, chegamos ao complexo de cachoeiras Macaquinhos, a conjunção do relevo acidentado com a considerável quantidade de água resultou na formação de belíssimas cachoeiras ao longo do rio que impressionam com suas quedas d’água e poços de águas verdes, onde a maior cachoeira tem 40 m de altura e é formada em um cânion onde os rios Macaquinho e Fundão se encontram.
– Trilha a ser percorrida: 2,3km ida e volta.
– Grau de dificuldade da trilha: médio